quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fotografia de A a Z: Semana 03 - Câmera Escura




A base para qualquer câmera fotográfica, seja ela analógica ou digital, consiste em uma caixa vedada com um orifício por onde passa a luz.  Esse modelo básico já era conhecido muitos séculos antes de Cristo e é conhecida como Câmara Escura (ou câmera obscura). 




Esquematização da Câmera Obscura por Aristóteles
A descoberta da Câmara escura é por muitos creditada ao chinês Mo Tzu ainda no século V a.C.; também acredita-se que o filósofo grego Aristóteles foi o primeiro a esquematizar a câmera escura, após observar seu funcionamento através da projeção no solo de um eclipse parcial do sol.  Porém só foi a partir do século XI que seu uso tornou-se popular entre os sábios europeus para a observação do eclipse solar. Mais tarde, no século XIV, a câmera escura começa a servir às artes, auxiliando desenhos e pinturas.


Composição da Câmera Escura



A câmera escura é formada por uma caixa fechada (posteriormente de madeira e outros materiais) com um pequeno orifício por onde passa a luz e uma superfície branca onde a imagem criada por essa luz é projetada de forma invertida
Havia também outros formatos e tamanhos, de acordo com sua utilização. Por exemplo, os astrônomos faziam de suas câmaras escuras verdadeiras tendas, para melhor observar os eclipses. Algumas câmaras chegavam a ser feitas utilizando um cômodo inteiro. Desde que seja vedada, deixando apenas um furo, a câmara escura pode ser feita de basicamente qualquer coisa. 
Diversos tipos de câmeras escuras



Com a difusão de seu uso pelos artistas, foram necessárias modificações ao corpo da câmara. Em uma tentativa de melhorar a qualidade da imagem obtida percebeu-se que a diminuição do orifício por onde a luz entrava fazia com que a imagem se tornasse mais nítida. No entanto, a diminuição do orifício escureceu a imagem obtida.  Em 1550 foi adicionada ao orifício uma lente biconvexa, de forma a manter a nitidez e a luminosidade da imagem ao mesmo tempo.  



Para exemplificar a funcionalidade da lente tomemos como suporte uma lupa (lente esférica convergente) convencional, dessas que se encontra quem praticamente qualquer mercado.   Ao expor a lente da lupa contra o sol, ela irá convergir os raios luminosos que estão dispersos, concentrando-os. Isso se explica pelo poder de refração que o vidro possui, que torna convergente todos os raios luminosos dispersos pelo objeto ao ser atingido por um ponto de luz.



Com o passar dos anos outras alterações foram feitas ao corpo da câmara escura. Em 1573 foi adicionado um espelho côncavo para 'reinverter' a imagem projetada, entre outras alterações. Atualmente o corpo das máquinas fotográficas ainda possui esse mesmo suporte.




Pinhole e DIY cameras
Máquinas pinhole nada mais são do que uma câmara escura com uma superfície sensível á luz (no caso, um filme) no lado oposto ao buraco por onde entra a luz. É possível fazer pinholes de caixas de fósforo, latas de refrigerante entre outros materiais.  As toycameras atuais são consideradas por muitos como simples pinholes enfeitadas. 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imagens