segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fotografia de A a Z: Semana 02 - Bokeh



        Bokeh é uma técnica muito recorrente na fotografia, em especial macro e retratos, que serve, entre outras coisas, para destacar o objeto do fundo. O termo, vindo do japonês 'boke' significa blur ou desfoque e foi adicionado ao dicionário fotográfico pouco antes de 2000.  Para conseguir um bokeh é preciso uma lente com abertura máxima igual ou menor a 5, idealmente 1.8 para desfoques totais (como o da foto acima). Essas lentes são chamadas de super luminosas e são peça fundamental no kit de qualquer fotógrafo. Lentes de abertura grande também são ideais para shows e outros cliques em baixa luminosidade, porque evitam o uso de um iso alto e a ocorrência de ruídos. 


        Tecnicamente, o efeito bokeh se trata apenas de uma pequena profundidade de campo atingida usando essas lentes super luminosas. Dependendo do tipo de lente o "círculos" formados pelo desfoque do fundo terão aparecia mais poligonal ou borrada, com o centro ou a borda mais luminosa.

Fabricantes de lentes incluindo Nikon e Minolta fazem lentes designadas com controles específicos para gerir áreas desfocadas. Dentre estas, estão incluídas: Nikkor 105mm f/2, Nikkor 135mm f/2, a antiga Minolta MD Rokkor 85mm f/2.8 de foco variável e automático.



         Saia do macro! Quase que inevitavelmente quando se trata de macro fotografias existe a presença do bokeh, sendo assim fotos de flores e pequenos insetos são encontradas com uma frequência enjoativa semelhantes à fotografia acima. Busque outros ângulos ou, até mesmo, aproxime-se mais do objeto para conseguir um bokeh mais interessante.

       Aproveite a cidade a noite!  Retratos e fotografias de moda utilizando um bokeh suave fazendo uso das luzes noturnas da cidade inspiram criatividade e dinamismo. Cuidado com a variação de cores: se não for feito direito, o bokeh mais suave pode se tornar chão de carnaval, cheio de confetes coloridos - isso é brega. Muito brega - o que acarreta numa confusão visual e tira a atenção do assunto principal para um fundo sujo.


Natal de luz! As luzes de natal rendem ótimos bokeh e fundos criativos para photoshoots. Opte por aquelas que não piscam e, se for usar as coloridas, se lembre de esquematizar o objeto para compor melhor o quadro e não gerar poluição visual ou excesso de informação.



Bokeh com objetiva 'tradicional': é possível! Quando se compra uma câmera em geral a objetiva que a acompanha é uma 18-55mm com abertura máxima de 5.6 (a minha Nikon D60 chegava a 4.8 em algumas condições). Procure um fundo que o bokeh vai ficar evidente (como folhagens ou luzes da cidade), coloque p/ 55mm com a abertura máxima possível e vá ajustando com o foco manual ou foco seletivo para ponto único (opção no menu da câmera). Essas lentes que vem no kit em geral não possuem um macro satisfatório, por isso, opte por retratos ou objetos pequenos mais afastados dos fundos.

Falso bokeh no photoshop! Para quem sabe uma coisa ou outra desse software tão útil é possível obter vários níveis de desfoque. Uma forma rápida é isolar o objeto e aplicar o filtro de desfoque de lentes no fundo. Existem tutoriais mais específicos na internet de fácil acesso (inclusive alguns linkados no final dessa postagem). Outra opçao é mesclar a imagem com um plano de fundo de bokeh , novamente isolando o objeto. 

Aproveite a chuva! As gotículas acumuladas da chuva geram bokeh interessantes e criativos.


          Outra opção para fotografias criativas é acoplar na lente um filtro para bokeh. Eles vem em diversos formatos (estrelas, coração, etc) e podem ser comprados ou feitos em casa usando papel cartão preto e o formato desejado centralizado no círculo. Assim como o excesso de cores no bokeh, esse filtro pode facilmente se tornar algo não agradável visualmente se usado em excesso ou em fotografias erradas. Também invoca o chamado 'efeito tumblr' das fotografias 'hipsters' popularizadas atualmente. 







-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotografias deste post:



Referências/Leia mais: